Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

A proposta deste blog


BLOG DE METODOLOGIA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (CI)

Rodrigo Fortes *

O que é ciência? Pra que serve? Como se faz ciência? Indo adiante, o que é discutir tudo isso no âmbito da Ciência da Informação?

O que falar de um blog que foi criado com o intuito de auxiliar nas atividades da disciplina de metodologia em CI da Universidade de Brasília? Justiça seja feita, o primeiro ponto a ser destacado é que o blog em questão vai muito além de sua própria definição. E se a amplitude de atuação é o ponto de destaque da comunicação via Web 2.0, tendo como representação o compartilhamento na construção de conhecimentos, podemos afirmar que vale a pena passar os olhos, ler, pensar e refletir sobre os posts deste blog (http://metodologiaci.blogspot.com/).

A visita vale a pena por dois excelentes motivos. Primeiro pela escassez de materiais que versem sobre a própria maneira de se fazer ciência na CI. Há um imaginário completamente negativo quando se pensa em metodologia de pesquisa. A própria emissão da expressão já detona de solavanco uma interjeição “Ahhhh”. Mas calma ai, neste espaço os pesquisadores encontram alento para dúvidas essenciais sobre como proceder na coleta de material científico para a sua pesquisa e até mesmo em como melhorar o entendimento do próprio projeto.

Debater a CI já é um trabalho um tanto quanto árduo (basta observar os primeiros capítulos de uma dissertação ou tese da área, que vai definir o que ela representa e qual o seu objeto de estudo); agora observe uma tentativa positiva e promissora de se discutir a metodologia dentro da CI. Não só isso: imagine uma ferramenta que tenha um tom crítico sobre a própria ciência e a sua feitura; e que demonstre a falibilidade dos procedimentos científicos.  

Aqui tocamos no segundo ponto de relevo: a problematização como via de conduta do blog. O espaço se apresenta como uma ferramenta que vai além da mera descrição, prezando pelo compartilhamento de idéias, opiniões e pela própria construção conjunta dos trabalhos dos alunos da disciplina. Para isso, o blog se mantém antenado no que há de mais relevante na área. Eventos, como a última Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, são observados não com o olhar de quem presencia os fatos, mas com o ponto de vista de quem reflete sobre eles.

Vá um pouco mais adiante e tente pensar num blog que problematize a ciência ao mesmo tempo em que a constrói. Um local que preze pelo compartilhamento e construção conjunta, coletando opiniões distintas. Tanto que a opinião de quem escreve agora é a opinião de um leitor e participante do espaço. Um local onde tudo que é sólido pode se desmanchar no ar em segundos. Um espaço em que as suas certezas podem ser desmanchadas, num simples clic. Isso sim é discutir ciência, debater e ter a certeza de que estamos crescendo como cientistas. Quer saber mais? Visite e tire a sua própria conclusão.  

------------------------------
* Rodrigo está fazendo mestrado em Ciência da Informação na UnB; também é responsável pelo blog "Usuáriosemarquivos!" cúmplice do blog "Diplomática e tipologia documental (UnB) - De re-diplomatica: novos usos à antiga arte" além de ser co-responsável pelo blog de Metodologia em CIAcesse aqui seu Lattes.