Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Pesquisadora das JIAI ganha prêmio no Brasil

A pesquisadora durante a apresentação nas JIAI, na Colômbia; outras fotos aqui
A pesquisadora Márcia Heloísa Tavares Figueiredo de Lima, integrante da RAI-IC (Red de Acceso a la Información de la Internacional del Conocimiento), com trabalhos apresentados no simpósio do Chile (jan/2013) e nas jornadas da Colômbia (outubro/2013) ganhou o prêmio de melhor trabalho do GT1 - pesquisadora sênior do ENANCIB  na semana passada. 

Os Enancibs que ocorrem desde 1994 - o primeiro foi no Rio de Janeiro - instituíram há alguns anos a premiação dos melhores trabalhos em cada grupo. Hoje são 11 grupos. Alguns grupos votam nos melhores trabalhos..O Grupo de Trabalho 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação costuma selecionar dois trabalhos - um trabalho na categoria "senior" - de pesquisador doutor e outro na categoria "júnior" - novos pesquisadores recém doutores ou doutorandos, recém mestres ou mestrandos. O critério deste grupo tem sido a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores que utilizam o sistema double blind review (não sabem quem é o avaliado, que tampouco sabe quem o avalia). Em 2013 o trabalho senior escolhido foi da professora Marcia H. T. de Figueredo Lima da UFF (que apresentou trabalho no simpósio XIV no Chile em janeiro e nas JIAI em Medllin) que apresentou uma consolidação dos seus estudos sobre o tema do direito à informação "O estatuto epistemológico do direito à informação: das dimensões aos limites" no qual apresenta uma matriz epistemológica sobre o tema, que a autora considera uma matriz didática, já que consiste em uma análise bibliográfica contendo os apontamentos de conceituados autores, uma espécie de mapeamento com o estado da arte sobre o tema.O trabalho escolhido na categoria júnior foi "O conceito de informação pelo viés da alteridade, resultado de tese de doutorado de Jonathas Luiz Carvalho Silva orientado por Henriette Ferreira Gomes apresentado em co-autoria pelos dois autores.

Baixe aqui as ponencias da equipe da pesquisadora, apresentadas em Medellín, nas JIAI:
  • CORDEIRO, Helena Cristina Duarte &  SALEK, Lídia Martini Coelho Brandão. El derecho a la informaciónen la producción doctrinal brasileña de la Constitución de 1988 hasta la Ley de Acceso; baixar pdf aqui
  • LIMA, Márcia Heloísa Tavares Figueiredo de. Análisis cualitativo del tema “Derecho a la información”: enunciado en la producción jurídica doctrinal brasileña, desde la Constitución hasta la Ley de Acceso brasileña; baixar pdf aqui.