Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

domingo, 24 de março de 2013

Nova turma de metodologia


Começará, na 5ªf, dia 04/abr a nova turma da disciplina Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação (cód. 382035), do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB. A disciplina será divida pelos professores Sofia Galvão e André Lopez e terá este blog como um de seus elementos de apoio. Confira o programa completo aqui.

A disciplina é obrigatória para os alunos de mestrado e visa auxiliar no aprimoramento dos projetos de pesquisa já aprovados. Equivocadamente há alunos especiais que entendem que a disciplina visa ajudar a montar um projeto; não é esse o foco. Um aluno sem projeto somente prejudica a turma (já que compromete o avanço de algumas questões) e a si mesmo (já que não consegue desenvolver diversas atividades). O eventual aceite de alunos especiais estará, portanto condicionado a existência prévia de um projeto com nível suficiente (no mínimo similar ao de quem passou no exame de seleção)  a ser desenvolvido pelo candidato.  Eventuais interessados devem utilizar o campo comment, abaixo, até as 23:59hs do dia 2/04/2013, e apor:
a) nome;
b) e-mail para contato;
c) url do currículo Lattes atualizado;
d) resumo do projeto que tenha até 250 palavras, apresente o problema (ou objetivo geral) da pesquisa, indique a base teórica pretendida, aponte para o universo empírico a ser pesquisado e sinalize como se dará a execução (metodologia); o texto deve primar pela precisão e clareza.
ATENÇÃO: tais procedimentos não excluem os exigidos pela secretaria do curso para inscrição como aluno especial: http://www.ppgcinf.fci.unb.br/index.php/menu-aluno-especial
Os eventuais interessados em cursar essa disciplina como alunos especiais, devem, apresentarem-se aos professores às 13:30 hs no dia 04/abr, trazendo consigo:
a) cópia impressa do Lattes;
b) cópia impressa do projeto de pesquisa, com no máximo 5 páginas no total (sem anexos ou apêndices) contemplando, minimamente o seguinte:
  • identificação do candidato
  • exposição de motivos para ser aluno especial
  • título do projeto
  • resumo (idêntico ao postado neste blog)
  • objetivo geral
  • objetivos específicos
  • panorama de autores, conceitos e a contribuição acadêmica e científica que fundamentam a pesquisa no âmbito da Ciência da Informação e do Grupo de Pesquisa pretendido
  • metodologia;
  • breve caracterização da base empírica pretendida para o desenvolvimento da pesquisa
  • cronograma
  • bibliografia preliminar
A seleção dos alunos especias será feita pelos professores da disciplina, que além dos critérios referentes ao mérito dos interessados, poderão balizar sua decisão em outros elementos como solicitação de outras disciplinas, quantidade de alunos na classe, real necessidade de o interessado cursar metodologia, capacidade dos candidatos para contribuir com as aulas, adequação às exigências aqui indicadas etc. A decisão é irrecorrível.