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sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Banners de mestrado foram um sucesso.


A atividade de encerramento da última turma de metodologia foi marcada pela exibição e apresentação pública dos banners de pesquisa discentes, conforme anunciou-se em post anterior. Esse tipo de atividade, depois do estranhamento inicial por parte de alguns alunos não familiarizados com tal produto, costuma ter resultados muito positivos. O uso de banners como atividade de divulgação científica é bastante usual em congressos internacionais conceituados e, no caso da UnB, é uma constante na iniciação científica, ajudando a que os novos pesquisadores possam compartilhar seus resultados de pesquisa com um vasto público (ver post aqui). Os pôsteres afixados no grande pátio da FCI no último dia 11/julho fecharam com chave de ouro a disciplina. Muitos alunos que foram reticentes à ideia, demonstravam satisfação com o resultado e disputavam espaços entre os colegas para serem fotografados pelos celulares de plantão. A exposição ainda contou com uma breve apresentação e discussão de cada banner, permitindo que os alunos comparassem trabalhos, problemas e soluções. Todos os 25 banners expostos podem ser vistos neste álbum

Durante o recesso acadêmico da UnB o material continuou exposto no pátio, porém hoje, há poucos minutos, teve seus últimos exemplares recolhidos, atendendo a pedidos, da secretaria da graduação em Arquivologia, que repassou consulta da assistente da direção da FCI (demandada, obviamente, por mais alguém), exarados no documento abaixo:

O episódio apresenta, no mínimo, três aspectos curiosos:
a) a solicitação ser exclusivamente direcionada a mim, quando, na verdade, a disciplina era compartilhada com a Profa. Sofia, que não atua junto ao curso de Arquivologia; 
b) a demanda sobre uma atividade relacionada à pós-graduação ter partido da secretaria do curso de graduação de um dos professores da disciplina e não da secretaria da pós;
c) uma unidade que, em princípio, trabalha também com pesquisas relacionadas ao fluxo da informação e à informação organizacional se valer do método arcaico do "telefone-sem-fio" até que a informação chegasse ao seu destino final (não teria sido muito mais fácil conversar diretamente com os professores responsáveis e eliminar as possibilidades de "ruído" no processo?);
d) o interesse súbito em utilizar o vasto espaço do pátio em sua totalidade, quando o mesmo permanece absolutamente ocioso fora dos períodos do WICI (quando, em 11 de julho, os alunos de Metodologia ergueram seus banners nas paredes internas não houve nenhum elemento informativo a ser deslocado).
Com o pátio liberado, fica a esperança de que os anunciados novos banners sejam tão uteis para o cumprimentos das atividades-fim de ensino e pesquisa como foram os pôsteres dos alunos de mestrado. Esperamos, sobretudo, que tragam algum colorido mais às opressivas muralhas de concreto, legitimas representantes da escola brutalista de arquitetura.

4 comentários:

  1. Caro Professor André e Professora Sofia,


    Confesso que a inovação através da utilização dos banners pelos discentes me pareceram estranhas no primeiro momento também... Mas agora, após sua retirada e todo o processo de sua produção e afixação, reconheço que se tratou de uma nova abordagem e um novo estímulo para o exercício da atividade de estudos de uma disciplina que tem em si uma certa dose de mesmice tradicionalmente associada a ela, como é o caso da Metodologia e que, com as inovações de seu modus operandi tornou-se muito mais interessantes, pois não foram só os banners que se tornaram inovadores em suas aulas, senão o debate aqui no blog, a produção de um blog pelos alunos, a diversidade de abordagens sobre o tema, com assuntos tangencialmente correlacionados e que, ao mesmo tempo, trouxeram novos enfoques para o assunto e para a produção acadêmica... etc.

    Enfim, quero deixar manifesta a minha grata satisfação pelos resultados que sinto ter obtido com a minha participação nessa disciplina, da qual confesso, não tinha previamente uma expectativa muito entusiástica. Parabéns pelo seu trabalho! Espero ter outras experiências em aulas ministradas por sua pessoa e pela Professora Sofia, principalmente reconhecendo a dificil e o tratamento que muitas vezes se dá, categorizando como irrelevantes, infelizmente, iniciativas como essas, haja vista o pedido em se desocupar o espaço dessa forma tão inusitada...

    A propósito, retirei o meu, tão logo recebi sua primeira mensagem...

    Cordialmente,

    Reginaldo da Silveira Costa

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  2. Reginaldo,

    Acho que sua colocação aponta para os principais objetivos perseguidos pela disciplina: debate e inovação; dois requisitos básicos para que se possa produzir ciência. Esse espaço foi criado e mantido justamente para isso.

    Fico satisfeito em saber que a experiência lhe foi útil e agradeço a contribuição.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Prezados,

    Não sei se a todos, causou estranhamento à situação em questão. Mas, me inquietou no sentido de refletir sobre nossa experiência e vivência na pós-graduação.

    Lembro do início da disciplina de metodologia quando o professor questionou sobre a pequena participação dos neófitos na disciplina. E houve uma discussão sobre a responsabilidade dos estudantes e sobre o sistema de ensino na graduação.
    Nesse sentido, vejo que a segunda hipótese se reforça com a situação em questão. Os estudantes da disciplina se envolveram e terminaram com um produto com o qual podem se orgulhar, buscaram disseminar esse conhecimento para os alunos da graduação e acreditaram nisso.
    Contudo, algumas dessas questões foram analisadas ou discutidas para a decisão final das retiradas dos posteres? Parece-me bastante claro que não.
    Ainda, houve uma valorização dos trabalhos dos estudantes? Houve uma aproximação entre o conhecimento da pós e da graduação? Algum professor da graduação teve a curiosidade de ver os posteres e levar seus alunos para conhecerem e refletirem sobre trabalhos da pós?

    Bem, essa e outras questões me inquietam. Inquietam pela história de pioneirismo da UnB e pelo papel de liderança que um dia a Ciência da Informação na UnB já teve.
    Essas situações devem ser levadas a sério, para se refletir sobre como estamos e para onde queremos ir.
    Espero que possamos aprofundar nossos questionamentos e discussões.

    Abraços

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