Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Acesso à informação, sustentabilidade e relações de gênero


O evento que irá ocorrer logo logo aqui em Brasília, se insere na pauta de preparação da conferência RIO +20 e está com a programação sendo fechada a toque de caixa, com muita gente trabalhando duro. Estão previstas  4 mesas com 5 palestrantes cada uma, sendo que a do sia 06/06 está dedicada ao tema do acesso à informação.

Há um grupo e uma comunidade no Facebook dedicados ao tema é ao debate prévio de idéias para o debate. O grupo com menos de 48 horas de funcionamento chegou aos 250 membros. O tamanho sucesso mostra a força das redes sociais e demonstra que a questão do acesso à informação é uma temática para lá de pertinente para o tema. 

Não se trata de pensar apenas no acesso para promover a descentralização da informação, com a consequente ampliação do debate, da participação e democratização cidadã na formulação e reformulação de ideias. O foco também recai sobre o acesso que pode representar insumos vitais para a consolidação de novos modos de produção de riqueza comunitária, como é cada vez mais frequente em comunidades de artesãs, de donas de casa etc. Cabe ressaltar que tais comunidades geralmente tem como foco, até mesmo por uma questão econômica, o reaproveitamento de materiais, a adoção de medidas de sustentabilidade e outras práticas desejáveis para um planeta mais sadio. Essas comunidades estão promovendo uma real transformação na base de produção nacional das micro-empresas e do mercado de trabalho, que assume características distintas do emprego formal e do sub-emprego informal. O sucesso de tais comunidades só pode ser efetivo com uma ampla redemocratização do acesso à informação (coisa que vai muito mais além das "consultorias" dos SEBRAEs da vida). 

Novas ideias para o debate são mais do que benvindas. Afinal, a transformação do planeta atual em algo sustentável passa, sem sombra de dúvida, pela ação feminina e pela ampliação do acesso à informação.

Participe!

EM TEMPO: a coordenadora do evento, Flávia Portela indica que as inscrições estarão abertas a partir do dia 4 de maio em www.terraumplanetamulher.org. A participação será gratuita, porém limitada aos primeiros 200 requisitantes. Será emitido certificado de participação apenas para quem confirmar participação em, no mínimo 75%, do evento. Maiores informações pelo telefone 55.61.3225 0248

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente & argumente