Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

sexta-feira, 16 de março de 2012

Oportunidade para participação de alunos em Congresso no Chile


O Programa de Iniciação Cientifica do DPP/UnB promove nessa 5ªf, dia 22 de março, às 10h:00min, no auditório da Reitoria palestra com o professor Eduardo Devés, da Universidade de Santiago de Chile e coordenador do "III Congreso Ciencias, tecnologías y culturas: diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de américa latina y el caribe: hacia una Internacional del Conocimiento"

Os congressos da Internacional del Conocimiento buscam abranger temas mais relevantes (e diversos) ligados à problemática de seu subtítulo (acesse aqui a convocatória geral do III congresso). O congresso faz parte do movimento Internacional do Conhecimento. cujos objetivos gerais são assim definidos:
  1. Contribuir com o diálogo e intercâmbio entre diversas disciplinas.
  2. Fomentar a discussão sobre a tarefa intelectual em uma Amárica Latina atrasa, no marco do Bicentenario.
  3. Gerar um grande movimento de coordenação que agregue pessoas e instituições que produzem e difundem o conhecimento para desenvolver as forças produtivas intelectuais
O movimento Internacional del Conocimento propõe, entre outras coisas articular uma rede de profissionais do conhecimento e da informação, transcendendo partidos, nações, associações, disciplinas e instituições. Uma grande rede que, acima das crenças e ideologias, se compromete com a qualidade do conhecimento e honestidade intelectual, convicta que estas são as chaves para o bem estar da humanidade, particularmente para a América Latina e o Caribe (acesse aqui o portal do movimento). Tais ideais foram melhor expressas em 2010 em um manifesto que pontuou 10 itens básicos para viabilizar a proposta (acesse aqui a página do compromisso intelectual 2010). 

No âmbito do Mercosur o movimento da Internacional del Conocimiento tem se proliferado em congressos mais localizados de grande porte, como é o caso, por exemplo, do ECHT (ver post aqui) através do movimento "Diálogos en Mercosur" (ver portal aqui).

Os congressos da Internacional do Conhecimento são multi e pluridisciplionares e representam uma excelente oportunidade para intercâmbio acadêmico e científico entre pesquisadores e alunos de diversas partes do mundo. O congresso atual conta com 60 simpósios que abrangem os mais variados temas (ver relação aqui), para os quais ainda é tempo de submeter resumos para participação. 

As datas-limite são as seguintes: 
    30/junho/2012: prazo para submissão de resumos; 
    31/agosto/2012: prazo para envio do texto final
    07 a 10/janeiro 2013: realização do evento em Santiago de Chile.

O congresso contará ainda com uma sistemática própria para a apresentação de trabalhos de alunos de graduação (ver página aqui), que terão direito a alojamento gratuito na Universidade de Santiago de Chile (devem trazer saco de dormir e material de higiene pessoal). A alimentação poderá ser feita no restaurante universitário com preços bastante atrativos.O prazo para envio de propostas de apresentação de alunos de graduação é 31/agosto. 

O evento internacional (no verdadeiro sentido da palavra) é uma excelente oportunidade para que os alunos do PROIC apresentem seus trabalho, em um país estrangeiro, com uma condição de custos bastante favorável , dando visibilidade aos seus trabalhos e, mais importante, compartilhando suas pesquisas com interlocutores. 

Não deixe de comparecer a palestra com o coordenador do III Congresso da Internacional do Conhecimento, Eduardo Devés, um dos mais prestigiado e produtivo intelectual latinoamericano da atualidade (baixar currículo aqui).

Data: 5ªf 22/03/2012
Horário: 10:00
Local: Auditório da Reitoria / UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente & argumente