Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Considerações sobre a base empírica e dúvidas sobre o tema

copiado de The New York Times - Science
* Alessandra Araújo 
* Laila Di Pietro 
* Marcelo Scarabuci 

Alguns alunos saíram da aula sobre o assunto – Base empírica, com algumas dúvidas. As colocações do Professor nos confundiram, de certa forma, porém como pesquisadores iniciantes, e dessa forma cheio de dúvidas e questionamentos não poderíamos deixa-las, ao menos, tentar responder. 

A primeira discussão, e claro dúvida foI sobre a relação do empirismo ou empiricismo? Tem diferença saibam disso. Ou seja, o empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõeo Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses. 

Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé, como lhe foi passado. 

Para um aluno, a base empírica pareceu ser aquilo que vai ser "estudado" na pesquisa (não se conseguiu definir um termo pra isso), entretanto não seria o objeto de pesquisa, e sim aquilo que nos daria os dados paratal. Dessa forma, conclui-se que, na pesquisa que irá desenvolver, pois seu tema é Organização de acervo fotográfico, em uma determinada instituição, por exemplo, o objeto seria o Acervo Fotográfico dessa instituição, porém a base empírica seriam os dados levantados pelos questionários aplicados nesse local, nessa instituição, bem como, as informações dos manuais utilizados para organização desse acervo e, também o próprio acervo, uma vez que a coleta de dados se dará, também através da observação. 

Para outro aluno, que estudará a preservação de suportes de som, a base empírica pode ser o que está entre a ação (metodologia) e o objeto. Logo, se temos como método "analisar a conservação" e objeto "o acervo de discos x", o que resultar disso será a base empírica. Os dados coletados são os dados que “filtramos”, depois de identificar parte do universo empírico da pesquisa. A base empírica então está acima ainda dos dados, seria ela a coleta de dados "suja"(?). 

A base empírica, assim como o conhecimento empírico, vai variar de pessoa para pessoa. Se o mesmo método for aplicado a um mesmo objeto, por pessoas diferentes, o resultado será diferente. Este resultado é a base empírica da pesquisa. Portanto a base empírica é mutável pela mudança do pesquisador, pela mudança de métodos e, claro, pela mudança de objeto.

Uma pesquisa, portanto, começa sem a base empírica em si, mas apenas com um indicativo de seus instrumentos (método e objeto).Para alguns, sobre começar a pesquisa sem base empírica, segundo primeira interpretação do assunto, entende-se que é possível você começar sem a base empírica, uma vez que você vai criar, por exemplo, questionários ou roteiros de entrevista para o levantamento dos dados que serão analisados. Mas também podemos pensar que esses dados já existiam, você apenas não havia identificado. Será?” 

Ficaram as perguntas: 
  • Uma pesquisa pode começar sem uma base empírica? 
  • A base empírica deve conter elementos da metodologia (instrumentos, etc)? 
  • A base empírica pode ser modificada com o desenvolvimento da pesquisa? 
  • A base empírica não é apenas o local e o que vamos estudar? 

* Alunos da disciplina Metodologia da Pesquisa - PPGCINF/UnB

Um comentário:

Comente & argumente