Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Banner como forma de divulgação científica


Todos os autores concordam que uma das etapas primordiais da ciência é a divulgação e discussão de pressupostos, teorias, experimentos, resultados etc. Sem amplo debate e disponibilização de informações a ciência estaria estancada, destinada à mera reprodução de saberes já conhecidos.

Como forma de incentivar tal debate, esta disciplina têm, insistentemente, "incentivado" o uso de blogs pelos alunos para divulgação dos vários estágios de suas próprias pesquisas. Desde 2008 os alunos de metodologia vêm elaborando, à guisa de trabalho obrigatório da disciplina, um banner capaz de sintetizar os principais aspectos de cada projeto. Muitas vezes tais banners foram reelaborados e apresentados, com sucesso, em congressos científicos da Ciência da Informação e/ou áreas correlatas.

A partir do dia 13/08 os banners da atual turma de metodologia estarão expostos no pátio da FCI (ver mapa aqui). 

A experiência tem sido replicada com sucesso também na disciplina de "Gestão da Informação e do Conhecimento" como pode ser vistos nos links abaixo:
  • acesse aqui post publicado pelo "Ciência Brasil" sobre a segunda experiência com banners (o link do picassa não está mais ativo);
  • acesse aqui o álbum dos banners da turma de "Gestão da Informação e do Conhecimento" de 2009.