Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Formulando uma pergunta de partida


O desenvolvimento de uma pesquisa de cunho científico resulta de uma vontade de conhecer algo. Tal vontade, porém, não se limita a uma simples curiosidade. Deve ser sistematizada e seguir rigorosos procedimentos. A pesquisa em ciência não pode ser limitada à busca de uma solução técnica para um problema. O foco principal reside na tentativa de melhor entender o problema, bem como de compreender os motivos do sucesso (ou do fracasso, se for o caso) da hipótese testada. O primeiro passo, então, é o estabelecimento de uma problemática que traduza, de modo adequado, essa curiosidade inicial.
Sugestão de atividade
1. Proponha uma pergunta “ingênua”.
2. Identifique o tema ligado a essa pergunta.
3. Colete informações básicas sobre esse tema (nessa fase de aproximação, não há muito rigor quanto às fontes de tais informações, isto é: wikis e outras fontes não-científicas servem, apenas nesse momento, para familiarizar o pesquisador iniciante com o tema).
4. Separe algumas indicações bibliográficas pertinentes ao seu tema (agora a literatura informal não vale mais). O ideal é que você busque materiais mais recentes em diferentes tipos de publicação (livros, revistas e teses). Provavelmente, você não encontrará nada que dê conta especificamente de seu problema. Não se preocupe e lembre-se de que você ainda está coligindo informações sobre o tema.
5. Após fazer um primeiro olhar nesse material, tente transformar sua “pergunta ingênua” em uma “pergunta de partida”.
O fluxograma abaixo visa esquematizar o processo:


Brasília: UnB: Gestão de Segurança da Informação e Comunicações, 2010;p.10.

29 comentários:

  1. Prezado André,
    Mencionei o seu texto neste link:
    http://www.praticadapesquisa.com.br/2011/07/diretrizes-para-o-desenvolvimento-de.html

    Cordialmente,
    Alejandro

    ResponderExcluir
  2. O meu tema é este O desafio para a contabilidade com o advento da era do conhecimento. Mas não estou a conseguir as perguntas de partida podes me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta: Qual é o desafio para a contabilidade com o advento da era do conhecimento.
      Tema: O desafio para a contabilidade com o advento da era do conhecimento.

      Excluir
  3. pergunta: qual é o impacto da motivação na produtividade dos trabalhadores

    Tema: Impacto da motivação na produtividade dos trabalhadores

    ResponderExcluir
  4. o meu tema e este: A motivacao constitui uma das praticas mais complexas da gestao de organizaoes.Mas não estou a conseguir as perguntas de partida podes me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Qual e a motivacao mais pratica na gestao das organizaoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tema é tipos de radiação.
      Mas não consigo criar a minha pergunta de partida podem me ajudar?

      Excluir
  6. Meu tema e sobre Variaveis, mas não consigo formular a pergunta de partida, podes me ajudar por favor??

    ResponderExcluir
  7. Vc já encontrou a "pergunta ingênua" citada no gráfico do passo a passo acima? Acho que precisa ter uma dúvida inicial para transformá-la em uma dúvida passível de investigação científica. Depois de alguns estudos(pesquisa exploratória), formulará o problema de pesquisa...

    ResponderExcluir
  8. Da pergunta ingênua vc chegará à pergunta de partida. Primeiro faça a perguntinha (mesmo sem caráter científico)... uma curiosidade, ou algo mais polêmico

    ResponderExcluir
  9. Meu tema é: avaliação do comportamento alimentar e o estado nutricional de crianças pré-escolares. Não consigo achar uma boa pergunta de partida.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite meu tema é:alfabetização matemática.

    ResponderExcluir
  11. E não consigo acha uma boa pergunta de partida.

    ResponderExcluir
  12. BOA NOITE !!
    MEU TEMA:OXIGENAÇÃO POR MEMBRANA EXTRACORPÓREA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM COVID-19: PESQUISA CIENTIFICA .

    ResponderExcluir
  13. O meu tema é este Desenvolvimento de um site para farmácia Angelo

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente eu queria saber para que serve uma pergunta de partida

    ResponderExcluir
  15. O meu tema é "Tipos de construção e sua utilidade" qual sera a pergunta de partida?

    ResponderExcluir
  16. o meu Tema é o seguinte: Desenvolvimento de uma plataforma de gestão comercial.
    qual seria a pergunta de partida

    ResponderExcluir
  17. O meu tema é gênero e desempenho escolar.
    Qual seria a pergunta de partida?

    ResponderExcluir
  18. o meu tema é Processo de Aposentação dos profissionais de saúde em Cabo Verde, não consigo fazer uma pergunta de partida

    ResponderExcluir
  19. Tema:RELAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE.

    ResponderExcluir
  20. Meu tema é aprendizagem, qual pergunta de partida seria a mais indicada ?

    ResponderExcluir
  21. Meu tema é uso de medicamentos genéricos no mercado farmacêutico.
    Qual seria a pergunta ideal de partida?

    ResponderExcluir
  22. O meu tema é a criminalidade em Angola...
    Qual seria a pergunta de partida?

    ResponderExcluir
  23. O meu tema é hierarquia não restaurante e bares
    Mas não consigo encontrar pergunta de partida

    ResponderExcluir
  24. Hierarquia nós restaurantes e bares me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  25. O meu tema é prevalência da hipertensão arterial sistêmica.
    Qual é a prevalência da HTAS na zona y?

    ResponderExcluir

Comente & argumente